Oficina de Artes – Projecto Despertar

No âmbito do Projecto Despertar – Programa PROGRIDE, do qual a CASFIG é parceira decorreu, no período de Outubro de 2007 a Março de 2008, no Atelier Lúdico do Empreendimento de Monte de S. Pedro uma Oficina de Artes subordinada ao tema “Educar através da Arte”. Tratou-se de uma actividade vocacionada para adultos, orientada pela Estagiária da Licenciatura em Educação, Paula Alves que esta desenvolveu no âmbito do seu estágio curricular. Todos os formandos envolvidos na actividade são moradores dos empreendimentos sob gestão desta empresa municipal, contando a formadora com a total colaboração não só da CASFIG mas também do próprio Projecto Despertar. 
Esta iniciativa proporcionou aos formandos a realização de inúmeras actividades, como pintura; costura; desenho, decoração para o lar, etc. O objectivo da iniciativa prende-se substancialmente com a necessidade verificada em ocupar os tempos livres desta população, promovendo, simultaneamente, competências psicossociais.
Ao mesmo tempo, decorreu uma iniciativa da mesma natureza mas vocacionado para crianças e jovens residentes, desenvolvendo actividades como pintura, desenho, modelagem, visitas de estudo, entre outras.